top of page
Raquel Aranha

Doutora em Música pela Unicamp, com estágio de pesquisa na Université Paris-Sorbonne (Paris IV).

Formada em Violino Barroco pelo Koninklijk Conservatorium (Haia/Holanda), e especialista em Dança Barroca, também concluiu o curso de Musicología para la Protección y Difusión del Patrimonio Artístico Iberoamericano, oferecido pela Real Academia de Bellas Artes de San Fernando (Madri).

Desde 2020 coordena o CDM - Centro de Documentação Musical de São José dos Campos, uma parceria entre a Sociedade de Cultura e Educação Musical (SOCEM) e a Associação para o Fomento da Arte e da Cultura (AFAC)/Parque Vicentina Aranha, ambas de São José dos Campos.

No CDM estão salvaguardadas as partituras dos Chorões, encaminhadas pela família.

Como bandolinista, desde 2006 frequentou o Clube do Choro Pixinguinha (São José dos Campos). Participou da Oficina de Música de Curitiba na classe de bandolim de Jorge Cardoso (2011), Rodrigo Lessa (2013), e Carrrapicho Rangel (2015). Em 2013 foi aluna da Escola Portátil de Música (RJ) na classe de Pedro Amorim, e participou da II, III e VI Semana Seu Geraldo na classe de Pedro Aragão (2012/2013) e Marcílio Lopes (2016). Em 2014 realizou junto com Luiz Muricy a Homenagem aos Chorões de São José dos Campos e, desde 2016 é uma das idealizadoras do Festival de Choro Pixinguinha no Vale.

bottom of page